Mais valia estar calada

Post Page Advertisement [Top]


Já pensaram no que é uma qualidade? Bondade? Assertividade? Coragem? Criatividade?

Embora as qualidades possam variar de cultura para cultura, de comunidade para comunidade e até de pessoa para pessoa, todos nós devemos ter uma ideia pré-definida do que para nós é uma qualidade, ou pelo menos, quais são as qualidades que adorámos em nós próprios e nos outros.

Para mim, uma qualidade não tem que ser um dom ou uma virtude. Para mim, qualidade pode ser apenas uma característica pessoal que tem uma influência e um resultado positivos nas relações com os outros, sejam amigos, colegas de trabalho, família ou apenas desconhecidos.

Quando pensamos sobre nós mesmos as primeiras palavras que nos vêm à mente são negativas (TÍMIDA! - é o que o meu cérebro me está a gritar). Ou pelo menos é o que se ouve dizer por aí. No entanto, na minha opinião, estas palavras negativas, a que tão carinhosamente chamamos defeitos, não têm que ser assim tão horríveis. Li algures que as qualidades e os defeitos que apresentamos são as mesmas cordas só que em pontas diferentes. Por exemplo, normalmente uma pessoa sonhadora e distraída abstrai-se com facilmente, mas é a sua imaginação que a leva ser bastante criativa e cheia de ideias.

E é mesmo esta a teoria que tenho como modelo perante a forma de me ver a mim mesma. Não fico encantada por ser justa nem me critico por ser autocentrada. Aceito-me como sou e gosto de mim mesma, orgulho-me de tudo o que sou (bom e mau). Por isso quando a Carolina me desafiou (ver final do post), decidi apontar os meus 13 defeitos e mostrar-vos como se podem tornar coisas positivas.




Frontal | Honesta | Confesso que quando era nova estava sempre a inventar, não apenas para não receber castigos ou não magoar alguém mas porque adorava inventar histórias, imaginar que coisas me poderiam acontecer e como as pessoas lhes reagiriam. Felizmente com o passar dos anos apercebi-me que nem sempre isso é justo para as pessoas e como qualidade de que mais me orgulho é a justiça não o poderia continuar a fazer. Nos dias que correm a honestidade para mim é algo tão importante que acabo por sentir que devo dizer quase tudo o que realmente penso. Se alguém não estiver a agir bem tenho a tendência a dizer-lho. Afinal também gostava que mo dissessem.

Distraída | Criativa | Distraída é definitivamente um dos meus piores defeitos mas eu até gosto de o ser. Estar no meu mundo, criar uma bolha só minha onde encontro a minha paz e os meus sonhos. Onde imagino mundos diferentes, invenções estranhíssimas, ou apenas penso no que vou criar a seguir. É nessas minhas viagens à lua que encontro as minhas fontes de inspiração e me permite ser tão criativa.

Intensa | Apaixonada | Intensidade é o meu nome do meio. Quando é para para trabalhar é para trabalhar, quando é para rir é para rir, quando é para viver é para viver. E isso só é só a minha maneira de demonstrar o quanto amo o que faço no dia a dia, um sorriso perdido, a minha vida, as pessoas que me rodeiam. E sei que se não fosse assim não seria tão feliz. :)

Exigente | Minuciosa | Costumo dizer "Se queres algo bem feito, fá-lo tu!" e ainda bem porque sou tão exigente com os outros como sou com os outros. O meu pai sempre me ensinou que "Dá tanto trabalho fazer mal como fazer bem!" , eu concordava até perceber que fazer mal nos faz repetir as coisas, temos que voltar ao início. Por isso sim, sou perfeccionista, dou valor ao mínimo detalhe, até àquilo que ninguém repara.

Tímida | Boa ouvinte | Acreditam que sou tão tímida que quando ia a um café não conseguia fazer o pedido? Tinha que ser sempre quem me acompanhava. Felizmente já não sou assim mas continuo a ser bastante tímida. Tenho "medo" de dizer seja o que for por isso limito-me a ouvir quem está à minha volta. E sim, oiço mesmo, perco-me nas suas histórias, nos seus problemas, nas suas ideias.

Impulsiva | Rápida | Alguém pisca os olhos e já está, já algo está feito. Pode ser um berro, pode ser o atirar-me para cima da cama e começar a saltar, pode ser pegar num trabalho, ou lançar-me num projeto. Isso faz com que algo seja feito de forma rápida e quando alguém se apercebeu já as coisas aconteceram, mesmo aquelas coisas pequeninas que ninguém queria fazer mas que tinham que ser.

Competitiva | Estimulada | Sou competitiva mas de uma forma saudável. Não faço fitas se perco nem me glorifico se venço. Mas sim, sou competitiva, preciso de ser sempre desafiada e motivada. Preciso que me estimulem mas também estimulem os outros. Seja numa brincadeira como um videojogo, ou mesmo na vida e naquilo que queremos alcançar. Adoro que me motivem, mas também dou a minha contribuição. Até porque só se quisermos alcançar a meta primeiro temos que dar o nosso melhor. Em tudo.



Gulosa | Boa cozinheira | Biscoitos, chocolates, cerejas, hambúrgueres caseiros. Sou doida por comida - até sinto que devia perder um pouco de peso e ganhar massa muscular. Fascina-me as cores dos vegetais, os aromas dos condimentos, o sabor das coisas. E talvez por comer tanto, saiba o que fica bem com o quê. Confesso, não sou a melhor cozinheira do mundo, às vezes esqueço-me do arroz no forno e estrago tudo. Mas quando estou empenhada sim, sou uma boa cozinheira.

Preguiçosa | Paciente | A primeira coisa que faço quando chego a casa - logo a seguir a tirar tudo de cima de mim - é deitar-me na cama. Estou sempre cansada quando chego - a minha personalidade deve gastar demasiada energia durante o dia. Mas não me importo de estar quietinha no meu lugar, também não me importo de esperar, seja numa consulta de médico, ou que alguém faça alguma coisa que seria de esperar.

Trapalhona | Divertida | Se intensidade é o meu nome do meio, trapalhona podia bem ser o meu nickname. Não há dia em que não me esqueça de algo, não há dia em que não bata em algum móvel. E talvez por isso tenha sempre histórias para contar - já me esqueci de um sapato e do meu anel de noivado em táxis, e as pessoas acham-me um piadão. Eu até podia sentir-me mal por se rirem de mim, mas há algo que saiba melhor do que colocar um sorriso no rosto de alguém?

Teimosa | Empenhada | As dores de cabeça que provoquei, e ainda provoco, à minha mãe só ela sabe. Não porque fizesse grandes asneiras mas sim porque quando discordo de alguém tenho que o dizer. Isso não seria um enorme problema se não fosse também teimosa e insistente. O ponto forte é que sou deste meu jeito em todas as áreas da minha vida: profissional, hobbies, até na concretização da minha festa de casamento. Quando coloco uma coisa na cabeça não desisto até que esteja feito, e de preferência, de forma rápida e exímia.

Despreocupada | Calma | Chamam-me irresponsável, dizem que não me preocupo com o que se passa ao redor de mim. Talvez tenham razão mas não é o que sinto. Apenas não entro em pânico se algo acontece, por muito grave e importante que pareça. Prefiro sentar-me, respirar fundo e pensar na melhor solução e no que devo fazer. Posso ser explosiva no dia a dia mas do que adianta apenas preocupar-me se não puder resolver a situação? E se puder, porquê preocupar-me?

Auto-centrada  | Com Amor Próprio
 | Já vos falei da minha bolhinha pessoal, da minha redoma de vidro, do globo de Natal dentro do qual estou inserida. E dentro de todos os meus pensamentos e com tantas histórias para contar quando falo, falo muito à cerca da minha pessoa, penso que sou muito auto-centrada. Por outro lado isso faz com que me avalie muito bem: aquilo que adoro em mim e aquilo que gosto em mim. Porque mesmo com todos os meus defeitos - tentando a cada dia ser uma pessoa melhor - adoro aquilo que sou hoje.


Este texto faz parte do Desafio 1+3 criado pela Carolina, autora do Thirteen.pt  O seu objetivo é levar-nos a refletir sobre nós mesmos e aquilo que nos rodeia, algo tão raro numa sociedade tão absorvida pela tecnologia. Assim, convido-vos a juntarem-se a mim neste desafio, sobre o qual podem saber mais aqui.

Nota: Fotografias retiradas do Freepik.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bottom Ad [Post Page]